Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Colaptes melanochloros (Pica-pau-carijó)








Pica-pau-carijó
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Piciformes
  • Família: Picidae
  • Espécie:  Colaptes melanochloros (Gmelin, 1788)
  • Nome em inglês: Green-Barred-Woodpecker
            O pica-pau é uma ave da ordem Piciformes, família Picidae, de tamanho pequeno a médio com penas coloridas e na maioria dos machos com uma crista vermelha.  Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos, de 4 a 5, são chocados pela fêmea e também pelo macho durante até 20 dias, dependendo da espécie.

Características Gerais
            O pica-pau –carijó ou pica-pau-verde-barrado possui cerca de 26 cm de comprimento com plumagem verde barrada de preto e cabeça preta com as laterais brancas e a nuca vermelha. Segundo a Embrapa Monitoramento por Satélite a espécie  pula através da ramaria horizontalmente como uma gralha (modo estranho de locomoção para um pica-pau).

Distribuição Geográfica
            Pode ser encontrado da Foz do Amazonas (Marajó) ao nordeste, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso (Rio Araguaia, Corumbá), Paraguai, Argentina e Uruguai. A espécie Colaptes melanochloros é típica do cerrado e caatinga habita matas de galeria, regiões abertas, beiras de mata, interior de matas ciliares é mata seca.

Alimentação
            A espécie se alimenta de insetos, sobretudo de besouros, invisíveis sob a madeira, pelo ruído produzido por estes animalejos ao roerem. Bate ligeiramente sobre a casca tentando localizar sob a mesma uma cavidade que porventura exista e que se trai pelo soar oco. Utilizam do bico duro para perfura a madeira e com a utilização da língua pegajosa captura o inseto.

Reprodução

             O período reprodutivo se da partir de julho, os machos iniciam a temporada de canto territorial com uma vocalização intensa, contínua, especialmente nos períodos matinais. Nessas ocasiões, escolhe alguns pousos tradicionais em galhos altos, vários expostos. Pode cantar durante dias no mesmo lugar (às vezes semanas), emitindo uma risada alta e parecida com à do pica-pau-do-campo. Seus ninhos são escavados em ganhos ou trocos.  O macho e fêmea cuidam dos ovos e filhotes, após o nascimento os filhotes são alimentados com insetos e frutas regurgitados.


Curiosidades
Suas penas são muito utilizadas como matéria prima para artesanato (brincos).

Seus ninhos que não são mais utilizados servem de abrigo para outras espécies de aves, répteis e pequenos mamíferos.

São muito úteis ao homem, pois destroem grande quantidade de insetos e suas larvas que são nocivas à madeira.



Localização
Rua Francisco Felipe Xavier,84 Sete Lagoas – Mg. Coordenadas: Latitude: -19.476439, Longitude: -44.24585


Video





Referências Bibliográficas
http://www.flickr.com/photos/flaviocb/sets/72157603847804057/
Acesso em 20 de jun.2012

http://dimaserose.blogspot.com.br/2008/08/mais-fotoflickr-pesquisando-seu-canto.html
Acesso em 20 de jun.2012

http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/ave/p_p_verd.html
Acesso em 22 de jun.2012

http://www.terradagente.com.br/fauna/0,0,2,70;4,pica-pau-verde-barrado.aspx
Acesso em 22 de jun.2012

http://www.wikiaves.com.br/pica-pau-verde-barrado
Acesso em 23 de jun.2012 







Nenhum comentário:

Postar um comentário