Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Thraupis sayaca (Sanhaçu-cinzento)



Sanhaçu-cinzento

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Passeriformes
  • Subordem: Passeri
  • Parvordem: Passerida
  • Família: Thraupidae (Cabanis, 1847)
  • Espécie: Thraupis sayaca
  • Nome em Inglês: Sayaca Tanager

O sanhaçu-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaçu-do-mamoeiro, sanhaçu, sanhaçu-comum, sanhaçu-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul. É uma das aves mais comuns do país, conhecida pelo fato de realizar acrobacias quando na disputa por frutas com outros pássaros.

Características Gerais

Com tamanho aproximado de 18 centímetros e 42 gramas de peso (macho), tem o corpo cinzento, ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras. A cauda e as pontas das asas são azuis-esverdeadas, porém pouco contrastantes. Os imaturos são esverdeados. Pode ser confundido com o sanhaçu-de-encontro-azul, porém o último é muito mais azulado, especialmente no encontro da asa e também possui o bico maior. É sem dúvida o sanhaçu mais comum em nosso país. Tem um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas.

Alimentação

Alimenta-se de frutos, folhas, brotos, flores de eucalipto (Eucalyptus spp.) e insetos (Höfling & Camargo 1996, citado por LUZ, Hermes Ribeiro; FERREIRA, IIdemar; Couri, Márcia Souto). Vive normalmente na copa das árvores em busca dos frutos maduros, mas é intrépido o suficiente para apanhar também os caídos: preferindo até os que já estejam infestados de larvas; desfrutando-os com outras aves, como saíra-amarela e o sabiá-da-praia. Aprecia muito os frutos do tapiá ou tanheiro (Alchornea glandulosa). Costuma freqüentar comedouros com frutas.

Reprodução

O ninho, construído pelo casal é compacto, feito de pequenas raízes, musgos e pecíolos foliares, com um diâmetro externo de cerca de 11 centímetros. Fica escondido na vegetação densa, numa forquilha de árvore, em alturas variáveis. A fêmea põe de 2 a 3 ovos de cor branca pintados de marrom. São semelhantes ao dos sabiás só que menores, e é responsável pela incubação que dura de 12 a 14 dias. O casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após 20 dias de idade.

Hábitos

O Sanhaçu-cinzento, Thraupis sayaca é um dos pássaros mais abundantes do Brasil oriental. Vive nas árvores em qualquer lugar, tanto em campos ou áreas de cultivo do interior como em cidades (Sick 1997, citado por LUZ, Hermes Ribeiro; FERREIRA, IIdemar; Couri, Márcia Souto).Quando um macho apronta-se para agredir outro, seu canto torna-se rouco e monótono. Anda quase sempre em casais ou pequenos bandos. Também é visto junto com outra espécie de sua família, como o sanhaçu-do-coqueiro, cujo canto é bem parecido.

Distribuição Geográfica

Ocorre nas regiões tropicais e subtropicais ao sul da Amazônia e a leste dos Andes.

Localização
Rua B, 317, Quinta da Boa Vista, Paraopeba MG. Coordenadas: Latitude -19.329856, Longitude: -44.358123


Video




Referências Bibliográficas
Wiki Aves: http://www.wikiaves.com.br/sanhacu-cinzento. Acesso em: 21 de jun. 2012.

LUZ, Hermes Ribeiro; FERREIRA, IIdemar; Couri, Márcia Souto. Larvas de Philornis deceptiva Dodge & Aitken (Diptera, Muscidae) no Sanhaçu-cinzento Thraupis sayaca (Linnaeus 1766) (Thraupidae) no município de Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/bn/v8n2/a24v8n2.pdf>. Acesso em: 21 de jun. 2012.

 Cirino Design http://cirinodesign.com.br/passarinhando/index.php?option=com_content&view=article&id=241:sanhaco-cinzento&catid=82:ordem-alfabetica&Itemid=301. Acesso em: 21 de jun. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário