Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Columbina talpacoti (Rolinha-roxa)



Rolinha-roxa
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Columbiformes
  • Família: Columbidae
  • Subfamília: Columbinae
  • Espécie: Columbina talpacoti
  • Nome em inglês: Ruddy Ground-Dove


          A Rolinha-roxa (Columbina talpacoti), pertence à Ordem Columbiformes e à Família Columbidae. Foi uma das primeiras espécies brasileiras a se adaptar ao meio urbano, e ainda é a espécie nativa mais comum em boa parte das grandes cidades brasileiras.

Características Gerais
       Medem 17 centímetros de comprimento e pesam 47 gramas. O macho, com pena marrom avermelhada, cor dominante no corpo do adulto, em contraste com a cabeça, cinza azulada. A fêmea é toda parda. Nos dois sexos, sobre a asa uma série de pontos negros nas penas. Filhote sai com traços da plumagem de cada sexo. Possui dimorfismo sexual.

Alimentação
       A Rolinha-roxa se alimenta de grãos encontrados no chão, frutas, e frequenta também comedouros de sementes e plantações de milho.

Reprodução
       O macho atrai a fêmea através do seu canto, que tem o som grave e rápido. O casal de Rolinha-roxa mantém um território de ninho, afastando as outras Rolinhas de perto. Os ninhos são pequenas tigelas de ramos e gravetos, feitos entre cipós e galhos. São colocados até 2 ovos pela fêmea. Estes ovos são chocados tanto pelo macho, quanto pela fêmea entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida.

Hábitos
         Adapta-se aos ambientes artificiais criados pela ação humana. Vive em áreas abertas; o desmatamento facilitou sua expansão, em especial nas áreas formadas para pasto ou agricultura de grãos.  Muito agressivas entre si, embora possam formar grupos, disputam alimentos e defendem territórios usando uma das asas para dar forte pancadas no oponente. Os machos são mais belicosos. Nas disputas ou quando tomam sol, deitadas de lado no chão e com a asa esticada para cima, mostram a grande área de penas negras sob a asa.

Distribuição Geográfica
        É encontrada nas regiões sudeste e centro-oeste do Brasil; e raramente encontrada em áreas florestais da Amazônia. É encontrada também nos países: México, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Curiosidades
      Rolinha-roxa (C. talpacoti), é uma espécie ágil e prefere os locais com condições mínimas para nidificação, alimentação e encontro de parceiros (2010, citado por AMÂNCIO, Suelen; SOUSA, Valéria Barbosa de; MELO, Celine & PEDROSO, Everton Tizo.



Localização
Fazenda Vila Antonina, km 20 estrada de Diamantina que vai para Vila São Joaquim,  Município de Presidente Juscelino-BR259. Coordenadas: Latitude: 18°48'16.84" Sul , Longitude: 44° 8'58.59" Oeste



Sons da Rolinha-roxa





Referências Bibliográficas


Wiki Aves
http://www.wikiaves.com.br/rolinha-roxa. Acesso em: 20 de Jun.2012.

Aves Catarinenses: http://www.avescatarinenses.com.br/ave.php?id=267#curiosidades. Acesso em: 20 de jun.2012.

Embrapa Clima Temperado
 http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/. Acesso em : 20 de jun.2012.

AMÂNCIO, Suelen; SOUSA, Valéria Barbosa de; MELO, Celine & PEDROSO, Everton Tizo. Distribuição comportamental diurna de Columbina talpacoti ( Columbiformes: Columbidae) em área urbana, Uberlândia(MG). Disponível em: <http://www.ao.com.br/download/ao154_49.pdf>. Acesso em: 25 Jun.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário